Automação da força de vendas e a importância pro meu negócio
No mundo corporativo da indústria, atacado ou distribuidor o assunto força de vendas deve ter tratamento preferencial no âmbito estratégico. Isto porque ele ajuda o empreendedor a ganhar mais dinheiro, diminuir tempo com atendimento e aprovação de vendas, além de diminuir uma tremenda dor de cabeça com imprecisão nos pedidos. No setor varejista quando você trabalha com vendedores externos também tem grande aplicação.
O que é força de vendas?
Entende-se por força de venda toda a equipe de profissionais que é utilizada para obter o máximo de resultado em cada oportunidade de venda. E, também, há de se considerar que não é só vender, mas, todo o estreitamento do relacionamento que resulta de cada contato realizado, quer ele seja presencial ou não.
O que é automatizar a força de vendas?
Automatizar a força de venda significa entregar aos seus vendedores ou aos seus representantes comerciais um conjunto de ferramentas, que os ajude e ajude os clientes atendidos por eles a tomarem as decisões mais acertadas no momento da venda como: valores corretos de cada produto, a politica comercial adotada em função da compras em quantidades, forma de pagamento, promoções, repetição de pedidos já realizados, etc. Dessa forma você ajuda sua equipe a cumprir as metas, atende o cliente com produtos mais assertivos, e com isso estreita o relacionamento a longo prazo.
Quais benefícios se tem ao automatizar a força de vendas?
Para a equipe de gestão:
- Acompanhar e gerenciar as equipes em campo;
- Aprovar ou não cadastro e pedido em tempo real levando em consideração dados cadastrais, limite de crédito e inadimplência;
- Digitação zero de pedido de vendas;
- Redução de custo com logística por conta de digitação de pedidos errados, e, por conseguinte o envio de produtos também errado;
- Com a automatização ao invés de contratar mais vendedores, você potencializa os que você já tem tornando-os mais produtivos, etc.;
Para a equipe de vendas:
- Cada vendedor tem o histórico de todas as compras realizadas pelos seus clientes;
- É possível saber quantos dias seu cliente não compra de você;
- É possível você fazer cadastro de clientes novos;
- O cadastro de produtos com todas as informações relevantes, além de complementares estão na palma da mão. Pesquisas mostram que a venda com imagens aumentam, em alguns casos, mais de 20% as chances de vendas;
- Fazer pedidos online ou offline;
- Sincronizar em campo clientes, produtos, preços e pedidos realizados, etc.;
Na prática como funciona uma força de vendas automatizada?
O processo é muito simples. Basicamente você tem dois ambientes que vamos pontuar logo abaixo:
Ambiente-1: Gestão
Aqui são cadastrados todos os perfis dos vendedores, a política comercial, os produtos, os clientes que serão disponibilizados para as vendas. Vale ressaltar que este ambiente é em cloud (nuvem), e, com isso você pode gerenciá-lo de onde e quando você quiser.
Ambiente-2: Aplicativo Móvel
Aqui de acordo com cada perfil de vendedor poderão ou não serem cadastrados clientes novos, realização dos pedidos, visualizar a geolocalização dos clientes, sincronizar os dados que estão sendo atualizados no ambiente-1 ou vice versa. Analisar as estatísticas de clientes, acompanhamento da aprovação ou não dos pedidos realizados, acompanhar o processo de entrega dos pedidos, analisar a saúde financeira dos seus clientes e o índice de inadimplência.
Importante dizer que se o cliente além de automatizar a força de venda, se ele utilizar o CS-iCORP Cloud (nosso ERP) ele já leva junto o processo de integração total. Caso ele utilize outro sistema de gestão o processo de integração também poderá ser realizados por intermédio de planilhas Excel. E se ele não tiver nenhum sistema de gestão, a força de vendas tem total independência para operar.
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