O que é móbile commerce?
É um fenômeno que tem se destacado já há algum tempo em grande parte da Europa e da Ásia, começou a ganhar terreno nos Estados Unidos e Canadá, e recentemente o Brasil lidera o uso na América Latina.Com o popularização das redes 4G, smartphones e outros dispositivos portáteis de tecnologia avançada, é cada vez mais popular o uso de dispositivos móveis para compras na internet.
Crescimento do Móbile Commerce
Há milhares de pessoas que utilizam seus telefones com dispositivos de conexão a internet e estão aprendendo a fazer suas atividades cotidianas se utilizando de tal equipamento. O número de pessoas que estão substituindo as tradicionais compras online pela alternativa móvel vem aumentando a cada dia. É possível que se chegue a um ponto no qual quase todas as transações sejam concluídas a partir de dispositivos móveis.
Dica para donos e gestores de negócios
Se você é proprietário ou gestor de uma empresa e ainda não tem presença na internet, e deseja que seu cliente o encontre através de seu telefone para realizar uma compra, deve se certificar de que ele tenha uma boa experiência de compras. Caso contrário, pode estar perdendo as grandes oportunidades que se abrem com o comércio móvel. Ou seja, você deve aperfeiçoar sua loja online para tirar proveito do comércio móvel, deverá não só ajustar as imagens do seu produto e as descrições para a tela menor, mas também fazer o seu processo de pagamento seja rápido e eficiente.
Qual é o ticket médio desse negócio?
Pesquisas recentes apontam que o ticket médio de compras no m-commerce varia de R$ 400,00 a R$ 420,00, quando se analisa o comércio eletrônico como um todo. E ao analisar esses dados não importa o que você venda, o que importa é que voce esteja preparado para o comércio móvel.
Quais produtos mais vendem?
Confira abaixo a relação com o cinco segmentos:
- Moda e Acessórios
- Casa e Decoração
- Saúde, Cosméticos e Perfumaria
- Eletrodomésticos
- Telefonia/Celulares
Minha empresa está preparada para o m-commerce?
Especialistas tem pesquisado e observado que as compras por impulso têm ganhado cada vez mais espaço nos dispositivos móveis. Isso ocorre porque os celulares, além de serem uma ferramenta de trabalho, para a maioria das pessoas é o principal objeto de distração. E é justamente nesses momentos de navegação que os usuários entrem em aplicativos de m-commerce.
Aqueles que se mostram mais adaptados para receber os visitantes tendem a ter uma frequência maior de acessos – e alguns desses acessos podem se converter em compras. Uma vez o que consumidor sabe que o aplicativo é intuitivo e a empresa em questão é confiável, toda e qualquer oferta apresentada passa a ser uma potencial compra por impulso.
Portanto, se a sua empresa busca aumentar o volume de vendas via dispositivos móveis, o primeiro passo é observar com carinho todo o processo de compra pelo qual o usuário precisa passar quando acessa o seu portal de vendas via celular. Recomenda-se a utilização de uma plataforma focada em atender as necessidades que o mundo mobile exige.
E aí, sua empresa já está adaptada a essa realidade? Se a resposta for negativa, é melhor pensar em proporcionar uma melhor experiência para acesso via celular desde já. No futuro, certamente eles se tornarão ainda mais dominantes.