As bonificações em produtos
Na sequencia dos artigos sobre análise de custos dos produtos, neste artigo falaremos sobre as bonificações em produtos. Trata-se daquelas quantidades a mais que são entregues pelo fornecedor ao cliente, sem que isso represente algum custo adicional. Por não representarem custo adicional, essas quantidades acabam por reduzir o custo unitário dos produtos adquiridos. Para um melhor entendimento e encadeamento do assunto recomenda-se a leitura do artigo-I que trata do mesmo tema: http://www.cs-consoft.com.br/csblog/analise-de-custos-dos-produtos-no-varejo/
As bonificações são concedidas por inúmeras razões de caráter comercial, tais como volume de compra, remuneração ao cliente em virtude de atenção especial, alocação de despesas de marketing, que seria a transformação do valor a ser gasto em marketing em acréscimo na quantidade de produtos a ser remetido ao cliente, etc.
Tomando por base o artigo I será considerado o mesmo exemplo na sequência dos tópicos a fim de que o impacto de cada uma das alternativas possa ser comparado de forma equivalente. assim:
Exemplo de bonificação de produtos
Fornecedor (A) | 10% de bonificação em produtos | ||
Fornecedor (B) | 20% de bonificação em produtos | ||
Fornecedor (A) | Custo total para 100 unidades | 10.800,00 | |
Qtde após bonificação | 108,00 | ||
Custo final após bonificação | 100,00 | ||
Fornecedor (B) | Custo total para 100 unidades | 10.830,00 | |
Qtde após bonificação | 120,00 | ||
Custo final após bonificação | 90,20 | ||
Partindo-se dos custos unitários após os descontos comerciais dos fornecedores A e B, em que o fornecedor A apresenta-se com uma condição mais vantajosa em relação a B, ao serem consideradas as bonificações, a situação passa a ser favorável ao segundo fornecedor, uma vez que resulta em maior volume de produto, reduzindo o custo final unitário apos a bonificação.
Na sequencia do exemplo, que partirá sempre da situação imediatamente anterior, será considerado para efeito de simplificação de cálculos o arredondamento do custo unitário do fornecedor B para R$ 90,00.
No próximo artigo trataremos da Bonificação de produtos x Desconto comercial (para produtos isentos).
Referência: ANGELO, C.F.; SILVEIRA, J.A.G (Coord.). Finanças no Varejo – Gestão Operacional, Editora Atlas