Logística no varejo: os 5 maiores desafios para a loja de móveis e eletrodomésticos
É notória as mudanças significativas de comportamento do consumidor em um mercado cada vez mais competitivo. Com a evolução tecnológica então nem se fala. Por isso, torna-se fundamental que organizações de todos os tamanhos e setores invistam em oportunidades de inovação. A busca pela excelência na gestão logística na sua loja ou cadeia de lojas de móveis e eletrodomésticos precisa ser incansável.
Nesse cenário, a logística no varejo desse setor tem um papel importantíssimo a cumprir. Afinal, falar de logística envolve uma série de grandes desafios, mas, também, de chances extraordinárias da sua loja de móveis e eletrodomésticos diferenciar-se da concorrência e proporcionar uma experiência com muito mais valor para o seu cliente.
1. Aprimorar os processos internos com o uso da tecnologia
O consumidor de móveis e eletrodomésticos tem uma característica bem peculiar em função dos próprios produtos. Este passa horas pesquisando para decidir-se pela compra de um determinado produto. Tanto faz se este tempo é numa loja virtual ou mesmo física.
Quando este cliente decide-se por fazer sua compra, esta decisão não se pauta apenas em preços, mas, numa completa experiencia completa e tecnológica de consumo que envolve praticidade, variedade e preços. Dessa forma os recursos tecnológicos devem otimizar os processo por inteiro, desde a pré venda até a entrega do produto.
Cada etapa do processo precisa ser cuidadosamente monitorada, permitindo que a equipe de logística da loja de móveis e eletrodomésticos verifique qual é o caminho que o cliente já percorreu e o que ele espera de cada etapa. Com isso, será possível ajustar os possíveis pontos de estrangulamento e relevantes ao longo de todo o processo.
Afinal, saber o que seu cliente deseja e como proporcionar isso a ele por meio de recursos tecnológicos é fundamental.
2. Criar uma experiência significativa para o cliente
O cliente atual busca uma experiência, e isso acontece tanto nas compras online, quanto nas compras presenciais, é claro. Quando ele entra na sua loja de móveis e eletrodomésticos, ele espera não somente adquirir um produto, mas solucionar um problema e encontrar, ali, algo que as demais lojas do ramo não podem oferecer a ele.
Então, como você vai se diferenciar e mostrar ao cliente que ele acertou na escolha e que ele deve voltar? Uma inovação importante nesse sentido diz respeito ao processo de atendimento (pré-venda, crediário e caixa), que deve ser prático e rápido. Assim, vale a pena investir em equipamentos modernos e de qualidade, para que os mesmos estejam sincronizados com o sistema de gestão que também deve acompanhar toda essa modernidade.
Outro ponto fundamental diz respeito à experiência pós-venda, que incentivará o cliente a retornar e a recomendar o seu negócio para outras pessoas. Além do atendimento, a logística no varejo de móveis e eletrodomésticos é imprescindível para monitorar e guiar o comportamento do consumidor nessa jornada.
3. Aprimorar a logística reversa
O desejo dos clientes de ter uma experiência completa e de qualidade em relação a suas aquisições, faz com que a logística reversa precise se fortalecer cada vez mais dentro da logística no varejo de móveis e eletrodomésticos.
E isso não acontece devido a um suposto aumento das devoluções, trocas ou possíveis consertos, mas ao fato de que o cliente atual quer que esses processos aconteçam de forma extremamente prática, rápida e tranquila, sem contratempos ou burocracias em excesso.
Nesse sentido, as lojas de móveis que contam com uma logística reversa de qualidade encontram nisso um forte diferencial, que incentivará os clientes a escolherem o seu estabelecimento no momento da compra.
4. Organizar uma equipe excepcional
Certamente o maior desafio para que toda a inovação e tecnologia necessárias alcancem verdadeiramente a logística no varejo implementada na sua loja de móveis e eletrodomésticos, será organizar uma equipe excepcional.
Empresas são formadas por pessoas, e não apenas por ferramentas tecnológicas. Então, invista em treinamentos e orientações para que seus colaboradores possam ficar por dentro de todas as mudanças e novidades que surjam na logística da loja.
Com isso, além de aprenderem conhecimentos e habilidades fundamentais para o desempenho de suas funções, eles também se sentirão valorizados e reconhecidos pelo fato de que você está investindo no desenvolvimento deles. Por consequência, isso gera mais motivação e engajamento, além de uma maior sensação de pertencimento a equipe.
Na hora de contratar novos colaboradores, não analise apenas as habilidades listadas ou a experiência profissional do candidato. As entrevistas também devem avaliar se aquela pessoa se encaixa dentro da equipe, se suas ambições e prioridades estão alinhadas com os objetivos da sua loja e com a mensagem que você deseja passar.
5. Gerenciar o estoque, expedição, entrega e montagem
Após a compra realizada, naturalmente a ansiedade tende a aumentar e o cliente abomina atrasos e demoras ao longo do processo de entrega.
Quando as previsões de entrega são alteradas sem nenhum aviso ou quando o item adquirido chega depois da data marcada para entrega sem que haja explicação, entre outras situações, a loja de móveis e eletrodomésticos fica com a imagem manchada para aquele cliente.
As chances de ele voltar a comprar com você, portanto, diminuem. E mais do que isso, a sua reputação também fica manchada com outras pessoas, já que ele provavelmente compartilhará as reclamações dele.
Portanto, invista em softwares para gerenciamento de estoque, gestão da expedição e entrega. E quando necessários numa excelente gestão de montagem para produtos que necessitem de tal prerrogativa. Atualize e organize todos os seus produtos e, com isso, possa oferecer informações atualizadas e imediatas para seus consumidores. Lembre-se de que a rapidez na entrega mantém-se como um dos diferenciais mais procurados por eles.