As bonificações em produtos

Na sequencia dos artigos sobre análise de custos dos produtos, neste artigo falaremos sobre as bonificações em produtos. Trata-se daquelas quantidades a mais que são entregues pelo fornecedor ao cliente, sem que isso represente algum custo adicional. Por não representarem custo adicional, essas quantidades acabam por reduzir o custo unitário dos produtos adquiridos. Para um melhor entendimento e encadeamento do assunto recomenda-se a leitura do artigo-I que trata do mesmo tema: http://www.cs-consoft.com.br/csblog/analise-de-custos-dos-produtos-no-varejo/

As bonificações são concedidas por inúmeras razões de caráter comercial, tais como volume de compra, remuneração ao cliente em virtude de atenção especial, alocação de despesas de marketing, que seria a transformação do valor a ser gasto em marketing em acréscimo na quantidade de produtos a ser remetido ao cliente, etc.

Tomando por base o artigo I será considerado o mesmo exemplo na sequência dos tópicos a fim de que o impacto de cada uma das alternativas possa ser comparado de forma equivalente. assim:

Exemplo de bonificação de produtos

Fornecedor (A)10% de bonificação em produtos  
Fornecedor (B)20% de bonificação em produtos  
Fornecedor (A)Custo total para 100 unidades10.800,00 
 Qtde após bonificação108,00 
 Custo final após bonificação100,00 
Fornecedor (B)Custo total para 100 unidades10.830,00 
 Qtde após bonificação120,00 
 Custo final após bonificação90,20 
    
    

Partindo-se dos custos unitários após os descontos comerciais dos fornecedores A e B, em que o fornecedor A apresenta-se com uma condição mais vantajosa em relação a B, ao serem consideradas as bonificações, a situação passa a ser favorável ao segundo fornecedor, uma vez que resulta em maior volume de produto, reduzindo o custo final unitário apos a bonificação.

Na sequencia do exemplo, que partirá sempre da situação imediatamente anterior, será considerado para efeito de simplificação de cálculos o arredondamento do custo unitário do fornecedor B para R$ 90,00.

No próximo artigo trataremos da Bonificação de produtos x Desconto comercial (para produtos isentos).

Referência: ANGELO, C.F.; SILVEIRA, J.A.G (Coord.). Finanças no Varejo – Gestão Operacional, Editora Atlas

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