5 passos para definir o preço de um produto

Pela experiência quando se vai implantar um sistema de gestão percebe-se que grande parte dos empreendedores tem dificuldade de precificar os seus produtos. É necessário prestar atenção a diversas variáveis que proprietários de pequenas acabam ficando em dúvida se o preço estabelecido é realmente justo e competitivo.

De um a forma bem prática afirma-se que há duas formas de se chegar ao preço de venda. A primeira delas é calcular com base nos gastos (custos e despesas) e a segunda é definir o preço de venda com base no mercado e nos clientes. O ideal é fazer as duas coisas ao mesmo tempo, uma vez que de nada adianta fazer o cálculo com base nos gastos e mesmo assim o preço não for atrativo aos consumidores. E, em sentido contrário, também não adianta estabelecer o preço de venda com base na concorrência sem saber se este valor será suficiente para arcar com os gastos que o que o negócio tem.

Passo-1: Opção do Regime tributário

Inicialmente, é preciso entender em qual regime tributário sua empresa está enquadrada: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real. Esse determina quanto você deve cobrar por cada produto, tendo em vista apenas quanto você tem de gasto para fornecer aquele produto.

Se sua empresa estiver enquadrada dentro do Simples Nacional, não terá direito a nenhum tipo de crédito tributário. Se a sua empresa estiver no Lucro Presumido, no entanto, você poderá retirar o valor do ICMS, que representa 17%. Já no último caso, você pode descontar o valor do crédito tributário do ICMS (17%), do PIS (1,65%) e da Cofins (7,6%), mas a regra da substituição tributária não vale para o ICMS.

Passo-2: Calcule os gastos

Toda empresa possui custos fixos e variáveis e isso também deve ser calculado para entrar no valor do produto. No módulo de Gestão de Suprimentos do CS-iCORP Cloud você encontra uma tabela que vai te ajudar na montagem do planejamento de custo operacional que será rateado a medida que cada nota de compra for dada entrada no sistema.

de maneira simples na nota de entrada e/ou no conhecimento de frete todos utiliza-se todos os valores nela contidos para calcular os demais custos e despesas para aí então aplicar a margem de lucro para se chegar ao preço de venda.

Passo-3: Calcule os preço de tabela (preço de venda)

Conceitualmente este é o valor bruto do seu produto, ou seja, o que você vai passar aos clientes. Mas aqui você precisa levar em conta, novamente, o regime tributário de sua empresa. Neste está incluso: os tributos incidentes sobre a venda, comissões da equipe de venda ou vendedores isoladamente, dependendo da sua politica comercial, e, desconto que se pretende dar ao cliente, caso seja solicitado.

Para conhecer exatamente quais as variáveis devem entrar nesta conta, nós podemos orienta-lo e confrontar com qualquer outro instrumento manual ou planilha preparada pelo seu contador, e agilizar seu trabalho e minimizar quaisquer erros.

Passo-4: Encontre o preço de venda líquido

“Aqui você pensa na mercadoria livre de qualquer tipo de tributação ou possível desconto. É o que chamamos de núcleo duro do preço e é em torno dele que os demais preços são formados”, ensina Adriano Gomes, professor do curso de Administração da ESPM.

Para chegar neste valor, é possível usar uma fórmula: o preço de venda líquido (ou PVL) é igual ao custo dividido por um menos o percentual da margem. Por exemplo, se o seu custo for de 100 reais e o percentual da margem, 20%, o PVL será de 125 reais.

Passo-5: Posicionamento de mercado

Após encontrar o preço de venda você  deve fazer uma avaliação sobre a sua postura diante da concorrência. Algumas perguntas básicas desta avaliação:

  • Você respeita o preço praticado pelos concorrentes?
  • Cobra mais por oferecer um atendimento diferenciado?
  • Tem um preço mais competitivo para vender mais?

Compare ainda o valor que você tem com o preço dos concorrentes, pois assim entenderá qual é o melhor preço a adotar. Vamos supor que um determinado produto seja R$ 98,00 e que os concorrentes vendam este produto, ou uma similar, a R$ 105,00. Você pode subir o preço de venda, adotando o mesmo da concorrência ou algo próximo. Ou você pode trabalhar com os R$ 98,00 reais, sabendo que terá um preço mais competitivo.

Por outro lado, se o preço da concorrência for mais baixo do que o seu, você precisará recalcular o preço do produto. Você pode estimar margens de lucro menores caso queira vender seu produto a preço semelhante ao dos concorrentes. Ou, até mesmo, manter o preço de venda com base no calculado, usando outras estratégias como: marca, entrega e atendimento, para sustentar esse preço e garantir as vendas.

Ademais, você também deve analisar se o cliente está disposto a pagar o quanto você vai cobrar pelo produto. É possível que o empreendedor chegue a um valor que pode ser pequeno perto do que o cliente está disposto a pagar. Neste caso saiba aproveitar essas oportunidades.

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